sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Eleições Norte Americanas...uffffa

Que verdadeiro enredo de um filme estas pré-eleições para as presidenciais Norte-Americanas...Até ao ínicio destas, muito provavelmente todos apostavam na nomeação de Hillary Clinton pelo lado democrata e Rudolph Giuliani pelo lado republicano, mas se Hillary correspondeu em certa parte ás expectativas já o antigo Mayor de Nova York desiludiu e muito com a sua politica vanguardista. Por exemplo do lado republicano Mc Cain confirmou se como o favorito, já Mitt Romney não foi aceito no Sul, por ser mórmon e pouco carismático. Parecia uma espécie de Kerry republicano - um candidato sem carisma imposto pelo partido. Carisma, por outro lado, é o que não falta a Obama, que está disputar intensamente com Hillary a nomeação, levando inclusive uma ligeira vantagem. Mas isso pode ser um problema para os Democratas. Vejam bem: o "dream ticket" para os Democratas seria Hillary como presidente e Obama como vice. No entanto, o Obama cresceu tanto que já não seria possível isso, um, porque Hillary teria medo de ser ofuscada pelo seu vice, dois, porque para o próprio Obama seria pouco interessante ser o terceiro nome no governo, já que na prática o vice da Hillary seria o Bill. Ele teria mais a ganhar se se elegesse governador e aguardasse as próximas eleições.
Há outra opção, é claro: o Obama vencer a nomeação. Uma das coisas interessantes sobre o Obama é que o seu carisma supera as questões raciais. O problema do Obama não é ser negro (na verdade, mulato), mas sim a sua política. Até agora, ele está sendo votado apenas na base de discursos vagos, e de um desejo de mudança pelo “novo”. Se fosse pelas suas idéias políticas concretas, estaria em último lugar, pelo contrário já a Hillary venderia a alma ao Diabo para ser eleita, isto é, se tivesse uma.
Para os Republicanos, o problema é distinto. A verdade é que nestas eleições não tiveram nenhum candidato de consenso, todos tinham os seus defeitos. McCain é odiado pelo establishment do partido. A idéia de um McCain com Huckabee de vice, embora interessante, já que garantiria também os votos do Sul, provavelmente não daria certo, primeiro porque o que o McCain ganharia entre os eleitores democratas por ser visto como mais "moderado", poderia perder tendo o Huckabee evangélico como vice. Mas a razão principal é que o establishment do Partido Republicano pouco gosta de Huckabee, que é visto como um populista. Em resumo: os republicanos estão divididos como há tempos não se via.De qualquer modo, numa final Hillary (sem Obama) versus McCain, o velho Mac tem boas chances. Num encontro com Obama, dá Obama com toda a certeza.
Minha aposta pessoal?

Obama vs McCain, com Obama a Presidente

Sem comentários: